PT | EN

Food Waste

O projeto FASE – Food Waste and STEAM education é o novo projeto ERASMUS que o CMSM irá implementar em parceria com a Holanda (Speel je wijs), Bélgica (Podim Academie Lier) e Itália (Liceo Scientifico Statale Annibale Calini).

O projeto tem como objetivo aumentar a consciência sobre a urgência de iniciar uma nova fase em relação ao impacto ambiental do desperdício alimentar, promover a igualdade de género na educação STEAM (science, technology, engineering, arts and mathematic) e utilizar a criatividade como uma ferramenta para a resolução de problemas.

Através da criação de uma Ópera Científica sobre este tema e da produção de resultados impactantes, o nosso projeto procura deixar um impacto duradouro, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e equitativa. Esperamos aumentar a conscientização sobre os problemas do desperdício de alimentos, aprimorar habilidades em STEM/STEAM, promover mudanças sustentáveis de comportamento, capacitar líderes estudantis, integrar a sustentabilidade no currículo, aumentar o interesse das meninas em STEM (science, technology, engineering and mathematic), fortalecer parcerias e produzir dois resultados tangíveis: um toolkit sobre a Ópera produzida e um eBook.

Na semana de 10 a 14 de fevereiro, recebemos os nossos parceiros do projeto FASE – Food Waste and STEAM Education para o nosso primeiro Programa Intensivo de trabalho. Durante estes dias, 5 alunos do Curso Secundário do CMSM, 5 alunos da Podiumacademie Lier (Bélgica) e 6 alunos do Liceo Scientifico A. Callini (Itália), acompanhados pelos seus professores, reuniram-se para dar início à criação da nossa Ópera sobre desperdício alimentar, sob a orientação da especialista Irma Smegen da Speel je wijs (Holanda)

Para além de trabalharem intensivamente na ópera utilizando a metodologia WASO – Write a Science Opera, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a cidade do Porto e participar em diversas atividades culturais e formativas. Visitaram o centro histórico, fizeram o emblemático cruzeiro das 6 pontes, subiram à Ponte da Arrábida, visitaram a Câmara Municipal do Porto e passearam pela Foz do Douro, desfrutando da beleza natural da região. Além disso, participaram em workshops dinâmicos organizados pelos professores de cada país e tiveram uma sessão especial sobre desperdício alimentar, conduzida pela especialista Sofia Reis do IFA, onde refletiram sobre este problema global e possíveis soluções.

Uma experiência particularmente enriquecedora foi o almoço no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, onde os alunos tiveram contacto direto com a temática do desperdício zero, conhecendo boas práticas e iniciativas sustentáveis implementadas na escola.

Foi uma semana intensa, repleta de aprendizagens, partilha cultural e trabalho em equipa, que culminou com um jantar e uma animada festa de São Valentim no CMSM, fortalecendo ainda mais os laços entre todos os participantes. Esta experiência marcou o início de um projeto inspirador, onde a arte, a ciência e a consciência ambiental se unem para promover uma sociedade mais sustentável.

Newsletter CMSM