Concurso Internacional Sta Cecília

WASO

Ópera totalmente concebida pelos alunos do 5º ao 8º Ano do ensino articulado da música da escola Fontes Pereira de Melo, ao abrigo do projeto WASO - Write a Science Opera, no âmbito da candidatura ao programa "Pegada Cultural - Artes e Educação", financiado pelos EEA Grants/DGArtes.

A apresentação da ópera realizou-se no dia 28 de junho de 2015, às 18h00, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda:

 

TERRA: UM PLANETA COM VIDA
  1. Cappuumm! (7º Ano)
  2. Como é que eu nasci? (6º Ano)
  3. Skylight (8º Ano)
  4. Planeta em Risco (5º ano)

 

Desenvolvido originalmente por Oded Ben-Horin de Haugesund/Stord University College, na Noruega, WASO – Write a Science Opera - é antes de tudo uma metodologia pedagógica criativa voltada para a descoberta, inspirando um projeto artístico multidisciplinar. Num projeto WASO, um tema científico é escolhido para inspirar o processo criativo, culminando na performance operística totalmente concebida e apresentada pelos alunos.

O projeto WASO teve como parceiros internacionais noruegueses as seguintes instituições: Universidade de Stavanger, Stord/Haugesund University College e Ópera Nacional de Bergen. Estas três instituições foram escolhidas para serem parceiras por já terem experiência em implementação de projetos WASO em diferentes níveis de ensino, podendo assim o Curso de Música Silva Monteiro contar com o seu know-how. A nível nacional foi parceira a Escola Fontes Pereira de Melo. Foi escolhida esta escola em virtude do CMSM ter protocolo com a mesma há 4 anos, com muito boas relações interpessoais e as condições necessárias para acolherem este tipo de projetos.

O projeto WASO desenvolvido no âmbito do programa Pegada Cultural consistiu na construção de 4 óperas científicas por alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade em todas as suas dimensões. A temática escolhida para o projeto Terra: Um planeta com vida serviu de inspiração para os alunos escolherem o tema da sua ópera a partir do programa curricular da disciplina de ciências. Os 96 alunos que participaram no projeto durante o ano letivo 2015-16 foram acompanhados na conceção da ópera por professores do CMSM e pelos parceiros. Do projeto resultou a ópera “Terra: um planeta com vida” em 4 atos, abordando os seguintes temas: vulcanismo, reprodução humana, poluição luminosa e aquecimento global (I – Capuuum; II – Como é que eu nasci?; III – Skylight; IV – Planeta em risco). O projeto foi também acompanhado por um processo de investigação que pretendia verificar a motivação dos alunos para o estudo das ciências quando aliado às artes. Paralelamente decorreu um Ciclo de Recitais também subordinado ao tema “Terra: um planeta com vida” onde músicos portugueses e noruegueses interpretaram obras de compositores sobre o tema, servindo de inspiração para os alunos envolvidos no projeto.

Tivemos oportunidade de apresentar o resultado do projeto na Casa da Música integrando a programação do serviço educativo e realizando 4 apresentações públicas em Maio de 2016. O artigo científico elaborado “Write a Science Opera (WASO): Is there a motivational boost in multidisciplinarity and creativity?” e já publicado será um dos meios de maior divulgação do projeto e das vantagens da metodologia WASO no processo de ensino/aprendizagem das ciências. Foi já apresentado em 2 conferências (nacional e internacional - Florença), estando previstas mais apresentações.

As implicações para o futuro são sem dúvida uma aposta maior na internacionalização da escola e uma aposta na multidisciplinaridade como meio fundamental do processo de ensino/aprendizagem.

Concurso Internacional Sta Cecília

Newsletter CMSM