Concurso Internacional Sta Cecília

Planeta Alerta

No âmbito da candidatura ao prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” (14ª edição), e tendo sido um dos projetos selecionados, o CMSM implementou o projeto “Planeta Alerta” de janeiro a maio de 2017 com as turmas do 2º e 3º ano da Escola Santa Maria.

O projeto consistiu na utilização da metodologia WASO - Write a Science Opera para conceber uma ópera com conteúdo científico. Este foi um processo criativo e multidisciplinar que alia as artes às ciências no desenvolvimento de ópera pelos alunos, sendo eles os responsáveis por toda a criação.

O tema “Planeta Alerta” visou inspirar os mais novos para áreas relacionadas com a ciência e tecnologia, através da temática do Espaço, salientando a relevância das ciências espaciais nas suas vidas e estimulando o seu sentido de cidadãos do mundo.

Este projeto assentou nos princípios do plano estratégico da International Astronomical Union que evidencia o papel da astronomia como uma ferramenta única para promover o desenvolvimento sustentável global devido às suas dimensões científica, tecnológica e cultura. Este é um projeto que pretende modernizar a educação e incorporar metodologias pedagógicas inovadoras e multidisciplinares. Partindo dos pressupostos que a astronomia entusiasma e atrai os mais jovens para a C&T, estimula a cidadania europeia e global, o projeto teve como principal objetivo inspirar uma nova geração salientando a importância da criatividade como resposta aos desafios.

A ópera científica com o tema “Planeta Alerta” pretende chamar a atenção para questões relacionadas com a inclusão e a igualdade de género, mostrando que do Espaço a Terra não tem fronteiras e que as contribuições para a C&T foram construídas ao longo dos tempos por diversas culturas, tanto por homens como por mulheres.

O processo de desenvolvimento da ópera é baseado num modelo de ensino/aprendizagem “inquiry” onde o aluno desempenha um papel fundamental na construção do seu próprio conhecimento tendo um papel ativo na pesquisa.

Os ambientes multidisciplinares e holísticos já provaram uma maior capacidade de motivar, inspirar e consolidar conhecimentos nas ciências, pelo que aliar as artes às ciências pretende responder a este desafio, pois ao envolver os alunos na concepção da ópera e na performance estamos a envolvê-los na construção do seu próprio conhecimento.

Com a metodologia WASO estimulamos a curiosidade, pensamento divergente e a criatividade, tendo um grande espírito de inovação: capacidades fundamentais para os alunos saberem dar resposta a mundo em constante mudança, inovação e competição.

São parceiros neste projeto: Escola Santa Maria; Associação NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)/Planetário do Porto e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A apresentação da Ópera realizou-se no dia 15 de maio de 2017 no Planetário do Porto.

Concurso Internacional Sta Cecília

Newsletter CMSM