PROJETOS
WASO
Ópera totalmente concebida pelos alunos do 5º ao 8º Ano do ensino articulado da música da escola Fontes Pereira de Melo, ao abrigo do projeto WASO - Write a Science Opera, no âmbito da candidatura ao programa "Pegada Cultural - Artes e Educação", financiado pelos EEA Grants/DGArtes.
A apresentação da ópera realizou-se no dia 28 de junho de 2015, às 18h00, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda:
TERRA: UM PLANETA COM VIDA
- Cappuumm! (7º Ano)
- Como é que eu nasci? (6º Ano)
- Skylight (8º Ano)
- Planeta em Risco (5º ano)
Desenvolvido originalmente por Oded Ben-Horin de Haugesund/Stord University College, na Noruega, WASO – Write a Science Opera - é antes de tudo uma metodologia pedagógica criativa voltada para a descoberta, inspirando um projeto artístico multidisciplinar. Num projeto WASO, um tema científico é escolhido para inspirar o processo criativo, culminando na performance operística totalmente concebida e apresentada pelos alunos.
O projeto WASO teve como parceiros internacionais noruegueses as seguintes instituições: Universidade de Stavanger, Stord/Haugesund University College e Ópera Nacional de Bergen. Estas três instituições foram escolhidas para serem parceiras por já terem experiência em implementação de projetos WASO em diferentes níveis de ensino, podendo assim o Curso de Música Silva Monteiro contar com o seu know-how. A nível nacional foi parceira a Escola Fontes Pereira de Melo. Foi escolhida esta escola em virtude do CMSM ter protocolo com a mesma há 4 anos, com muito boas relações interpessoais e as condições necessárias para acolherem este tipo de projetos.
O projeto WASO desenvolvido no âmbito do programa Pegada Cultural consistiu na construção de 4 óperas científicas por alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade em todas as suas dimensões. A temática escolhida para o projeto Terra: Um planeta com vida serviu de inspiração para os alunos escolherem o tema da sua ópera a partir do programa curricular da disciplina de ciências. Os 96 alunos que participaram no projeto durante o ano letivo 2015-16 foram acompanhados na conceção da ópera por professores do CMSM e pelos parceiros. Do projeto resultou a ópera “Terra: um planeta com vida” em 4 atos, abordando os seguintes temas: vulcanismo, reprodução humana, poluição luminosa e aquecimento global (I – Capuuum; II – Como é que eu nasci?; III – Skylight; IV – Planeta em risco). O projeto foi também acompanhado por um processo de investigação que pretendia verificar a motivação dos alunos para o estudo das ciências quando aliado às artes. Paralelamente decorreu um Ciclo de Recitais também subordinado ao tema “Terra: um planeta com vida” onde músicos portugueses e noruegueses interpretaram obras de compositores sobre o tema, servindo de inspiração para os alunos envolvidos no projeto.
Tivemos oportunidade de apresentar o resultado do projeto na Casa da Música integrando a programação do serviço educativo e realizando 4 apresentações públicas em Maio de 2016. O artigo científico elaborado “Write a Science Opera (WASO): Is there a motivational boost in multidisciplinarity and creativity?” e já publicado será um dos meios de maior divulgação do projeto e das vantagens da metodologia WASO no processo de ensino/aprendizagem das ciências. Foi já apresentado em 2 conferências (nacional e internacional - Florença), estando previstas mais apresentações.
As implicações para o futuro são sem dúvida uma aposta maior na internacionalização da escola e uma aposta na multidisciplinaridade como meio fundamental do processo de ensino/aprendizagem.