CICLO DE RECITAIS 2025
Fábio & Gisele Witkowski - Witkowski Piano Duo
Os pianistas brasileiro-americanos Fabio e Gisele Witkowski têm partilhado palcos em todo o mundo como o Duo de Piano Witkowski. Pianistas talentosos e pedagogos dedicados, os Witkowskis são admirados pelos seus vibrantes e dinâmicos concertos a quatro mãos e a dois pianos. Apresentaram-se em vários locais de prestígio, como os Jardins da Villa Rufolo em Ravello, Itália, no Kennedy Center, em Washington, D.C., na Sala Sinfónica de Xangai e na Sala de Concertos de Shenzhen, na China, na Villa Musica e na Elbphilharmonie, na Alemanha, na Sala Mozart em Saragoça, Espanha, e no Carnegie Hall, em Nova Iorque, para além de numerosos recitais nos EUA, Israel, América do Sul, Ásia e Europa. A New York Concert Review descreveu a sua atuação como “showing marvelous rubato and tremendously clean playing, with a lovely sense of tone”.
Apresentações recentes incluíram concertos no Enescu Music Festival na Roménia, no Ljubljana Music Festival na Eslovénia, na Nuit Pianistique Aix-en-Provence em França, e no Mendelssohn Festival em Hamburgo, Alemanha.
Apresentaram-se com a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfónica de Hartford, Orquestra da Camera Fiorentina, Sinfónica de Santo André, Orquestra Filarmónica de São Bernardo, Orquestra Sinfónica Hartt, Orquestra Sinfónica de Piracicaba, Orquestra Filarmónica de Rio Claro, Filarmónica de Hotchkiss, Orquestra Sinfónica de Lamont, Filarmónica de Denver, Orquestra Sinfónica de Thüringer, Orquestra Sinfónica de Qingdao e Orquestra Sinfónica Paulista. Como músicos de câmara, as suas performances incluem apresentações com o Emerson String Quartet, o Guarneri Quartet, o Fine Arts Quartet, o Amerigo Trio, o São Paulo String Quartet, e o violoncelista Robert deMaine, entre outros. A estreia de Gisele Witkowski no recital a solo no Carnegie's Weill Recital Hall foi aclamada como “the most genuinely fascinating recital debut in many a moon” (New York Concert Review). A interpretação de Fábio Sr. Witkowski foi descrita como tendo “many passages of bravura, sensitivity, and pearly agility” (The Hartford Courant).
Concomitantemente com as suas carreiras performativas, têm uma vida académica muito ativa, ambos lecciom na Hotchkiss School, onde o Fábio Witkowski é Chefe do Departamento de Artes Visuais e Performativas e Diretor do programa de música. Fábio Witkowski obteve um BM e MM cum laude da Hartt School of Music. Gisèle Witkowski concluiu o seu mestrado na Manhattan School of Music e é doutorada em Artes Musicais pela Hartt School of Music. Ambos apareceram como artistas convidados e professores em numerosos festivais de música, incluindo o Festival de Música da Costa Amalfitana em Itália, o Festival de Piano de Granada em Espanha, o Wintergreen Summer Music Festival e Hotchkiss Summer Portals nos EUA, e os Festivais de Música de São João del Rey, Belém, Londrina e Ourinhos no Brasil. Atualmente, são diretores do Programa de Música Hotchkiss em Itália e dos Portais de verão de Piano Hotchkiss nos EUA.
São frequentemente convidados a integrar o júri de vários concursos internacionais de piano, tais como o Concurso de Compositores Espanhóis em Madrid, o Concurso Cidade de Ferrol na Galiza, o Concurso MozArte em Aachen, Alemanha, e o Concurso Internacional de Piano César Franck na Bélgica. Os seus alunos receberam numerosos prémios em concursos de piano nacionais e internacionais.
Um dos projectos mais empolgantes do duo incluiu actuações de A Sagração da primavera de Stravinsky com a companhia de dança Bowen McCauley, celebrando o 100º aniversário da obra-prima. De acordo com o Washington Post, “Fabio and Gisele Witkowski played the four-hand piano arrangement as if they possessed the very paws of Fate”.
A sua colaboração de duas décadas com o conceituado Quarteto de Belas-Artes foi homenageada pelo álbum aclamado pela crítica das primeiras obras de câmara de George Enescu, produzido pelo vencedor do prémio Grammy Steven Epstein e lançado mundialmente pela Naxos Records em 2023.