PT | EN



Calendário:
Ciclo "Novos Talentos"
Data:
12/04/2025 15:30 - 16:15
Localização:

Descrição

Bilhetes à venda AQUI

Matilda Mensink, natural do Porto (2005), estuda atualmente na Universität für Musik und darstellende Kunst, em Viena, Áustria, na classe da professora Alexandra Soumm. Anteriormente, estudou no Conservatório de Música do Porto na classe da professora Cecília Falcão, onde terminou com nota máxima. Em paralelo, estudou particularmente com a professora Evandra Gonçalves, durante 9 anos, e no último ano também com a professora Zofia Woycicka. 
Foi membro da Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música, da Jovem Orquestra Portuguesa e é membro da prestigiada European Union Youth Orchestra (EUYO) desde 2023 (reserva em 2025).
Foi 1ª classificada (ex aequo) na prova para violinos de reforço da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, após concurso, com 17 anos. Tem tocado em grandes salas de concerto, como a Konzerthaus em Berlim, no Ateneu Romeno em Bucareste e no Casino de Sinaia (Roménia), na Concertgebouw em Amesterdão, na Elbphilharmonie em Hamburgo, na Concertgebouw em Brugge, entre outras.
Obteve mais de três dezenas de prémios em vários concursos nacionais e internacionais. Recebeu os prémios de melhor interpretação da peça obrigatória, melhor interpretação da peça Portuguesa e Prémio de Virtuosismo em diferentes concursos. Foi galardoada com o prémio CMP/Casa da Música e prémio CMP/Palácio da Bolsa, a solo e em música de câmara. Recebeu o 2º prémio em Música de Câmara nível superior no concurso Prémio Jovens Músicos.
Realizou masterclass com violinistas como Gerardo Ribeiro, Ani Schanarch, Álvaro Pereira, Pedro Meireles, Anne Vitorino de Almeida, Lilit Davtyan, Sergey Arutyunyan, Ana Sofia Mota, Augusto Trindade, entre outros.
Já se apresentou a solo acompanhada da Orquestra Sinfónica do Conservatório Superior de Vigo, da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto e da Camerata Atlântica, em concerto gravado pela Antena2.

Mateus Barros iniciou os estudos de piano aos 6 anos no Conservatório de Música do Porto, onde estudou com o Nuno Caçote e Maria José Souza Guedes, tendo obtido durante esse percurso as mais elevadas classificações e distinções. Continuou os estudos no Ensino Superior, na ANSO–Metropolitana, na classe do Prof. Paulo Oliveira e, atualmente, estuda com a Professora Jill Lawson.
Fez vários cursos de aperfeiçoamento com Vladimir Viardo, Anna Malikova, Alexander Tutunov, Ivo Kahánek, Alberto Urróz, Miguel Borges Coelho, Fausto Neves, Constantin Sandu e Álvaro Teixeira Lopes, entre outros.
Obteve mais de três dezenas de prémios, em concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam, Santa Cecília, Alexandre Scriabin (Paris), Coimbra, Ilda Moura, Fundão, Paços de Brandão, Seia, Ponta Delgada, Elisa Pedroso, Alto Minho, Almada, Oeiras, S. Teotónio, Póvoa de Varzim, Tavira, Seia, Caminha, entre outros. Foi galardoado com Prémio da Fundação Inatel no Concurso Jovem Solista. Destaca-se ainda o facto de ter sido distinguido com dois prémios revelação e distinção.
Como solista, apresentou-se recentemente em público em Lisboa, com a Orquestra Académica da Metropolitana, dirigida pelo Maestro Jean-MarcBurfin. Para além de outras atuações como solista, tem atuado em recitais a solo, mantendo simultaneamente uma intensa atividade em diferentes formações de música de câmara. Destacam-se os recitais realizados no Teatro do Campo Alegre, na Casa da Música (Prémio Casa da Música 2022), Teatro Rivoli, Palacete Visconde Balsemão, Fundação António de Almeida, no Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Casa da Cultura (S. João da Madeira), em Cristelo-Paredes, Vila do Conde e em Vila Praia de Âncora.

Programa

I. Stravinsky
Suite Italienne para violino e piano

C. Saint-Saëns
Introdução e Rondo Capriccioso

C. Debussy
Sonata para violino e piano

P. I. Tchaikovsky
Valse-scherzo

7 NT12ABR25 Matilda Mateus Foto reduzida


voltar