CICLO DE RECITAIS 2024
Sascha Ritis & Akhiro Sano - flauta e piano
Bilhetes à venda
Filho de artista, Sacha De Ritis começou a estudar flauta transversal no L." D'Annunzio" de Pescara com o Maestro Sandro Carbone e formou-se sob a orientação do Maestro Vilma Campitelli.
Estudou com Maestro C. Klemm, Karl Heinz Schütz, Dante Milozzi. Colaborou com as seguintes orquestras como primeira flauta e solista como Teatro Petruzzelli di Bari, Orquestra Sinfonica di Sanremo, Orquestra Viotti, Ensemble G. Rossini, Akademia Musicale di Varonezh, Wiener Konzert Verein, Ensemble European Wind Solists, Filarmonica de Stat Sibiu. Primeira flauta da Orquestra Sinfonietta Italiana e diretor artístico da Orquestra de Câmara Cherubino. Gravou para Naxos of America e Wide Classique.
Foi professor de flauta transversal no Conservatório L. Cherubini de Florença, no Conservatório G. Da Venosa de Potenza, no Conservatório A. Scontrino de Trapani/Sicília e no Conservatório N". Piccinni" de Bari. Atualmente leciona flauta transversal no Conservatório "G.Braga" de Teramo. É diretor artístico do concurso internacional de música "Città di Penne" e diretor artístico do festival de música "Incontri d'estate" e do Festival Internacional de Flauta.
Ministra masterclasses musicais em importantes instituições italianas e estrangeiras e é frequentemente convidado para presidir como júri em importantes concursos internacionais.
Akihiro Sano nasceu em Tóquio em 1995. Em 2017, apresentou-SE no La Folle Jornada Festival de Música do Japão. No mesmo ano, estreou-se na série "1919concert" recentemente realizada pela apc em Tóquio. Estudou como bolseiro no curso Performance Solista" em Ueno Gakuen Universidade até 2018, sob a orientação de Yukio Yokoyama e Michiko Tanaka. No ano de sua formatura, executou o Concerto nº 1 de Franz Liszt com a Orquestra Sinfônica da Universidade Ueno Gakuen.
Além disso, deu vários recitais a solo em salas de concerto em Tóquio. Vive em Viena desde 2019, onde fez concluiu mestrado em concerto para piano sob a supervisão do Professor Johannes Kropfitsch na Universidade de Música e Artes da Cidade de Viena. Em 2023, concluiu com distinção o seu exame final em performance de concerto para piano e começou a estudar para o seu segundo mestrado em música acompanhamento do professor Ralf Heiber.
Para além de estudar acompanhamento com cantores de renome mundial, por ex. Ian Bostridge, Adrian Eröd, Birgid Steinberger e Linda Watson, estuda igualmente música de câmara com o professor Evgeny Sinaiski e o professor Luca Monti.
Em 2021, atuou no projeto "Elfriede Jelinek - Eine Komponistin", organizado pelo Fórum Cultural Austríaco em Nova York. Em 2022, Akihiro Sano alcançou as semifinais do 12º Concurso Internacional de Piano Chopin em Darmstadt, Alemanha. Conquistou a 1ª Medalha e o Prêmio Especial do Júri no 25º Concurso Internacional de Piano de Brest em França. Em 2023 apresentou-se em Duo em Kioicho-Salonhall (Tóquio) com Tsukasa Nitta (2º Violinista do Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio).
Em 2024 apresentou-se em Ehrbarsaal(Viena) com Patrik De Ritis(1º Solo Fagottist do Wiener Symphoniker), Alberto Negroni(1º Oboísta Solo da Filarmônica La Scala) e Maria Tomassi(Soprano da Ópera Rom).
Desde 2024 é bolseiro da Fundação Nomura (Tóquio).