PT | EN



Calendário:
Ciclo "Novos Talentos"
Data:
12/12/2020 17:00 - 18:00
Localização:

Descrição

Natural de Espinho, Luís Duarte  desenvolveu os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho sob a orientação de Fausto Nevesna Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, nas classes de Luís Filipe Sá e Madalena Soveral, e Academia Franz Liszt em Budapeste com LaszloBaranyay e Rita Wagner. Frequentou ainda masterclasses com Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, ArboValdmaJosepColom, Miguel Borges Coelho e Pedro Burmester, entre outros.

Tocou e gravou para a Antena 2, a Rádio Nacional Eslovena e a ClassicalPlanet (programa Euroclassical). Em 2009 fez a primeira audição completa dos 5 Embalos de Fernando Lopes-Graça, incluindo a estreia absoluta dos n.ºs 1, 2 e 3. Já em 2014, fez a estreia absoluta da Sonata para dois pianos e percussão de António Pinho Vargas (com Lígia Madeira e o Drumming GP).

Laureado no Concurso Lopes-Graça em Tomar, foi-lhe também atribuído o prémio de Melhor Aluno dos Cursos de Música da ESMAE. Foi, durante 3 anos, bolseiro da Câmara Municipal de Espinho, tendo-lhe também sido atribuído, em 2015, o prémio de mérito no domínio artístico.

Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara em Portugal, Espanha, Hungria e Eslovénia, tendo sido ainda solista com a Orquestra da EPME e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música sob a direcção dos maestros Cesário Costa, PawelPrzytocki e Alessandro Crudele. No âmbito da co-repetição, trabalhou com os encenadores António Capelo, António Durães e Nuno Carinhas, e com os solistas ChristophPrégardien, David Wilson-Johnson, Stephen LogesAnkeVondungMichaelaKaune e Karen Wierzba. Mantém, desde 2008, um duo de piano a quatro mãos e dois pianos com Lígia Madeira.

Colabora regularmente com a Casa da Música (integrando projectos do Remix Ensemble e do Coro Casa da Música) e é professor de piano e pianista acompanhador na Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, respectivamente. Para 2020 tem agendados concertos a solo em Portugal e no Brasil, bem como o lançamento de um CD para a editora BrilliantClassics.

 

9 NT2020 12DEZ LuisDuarte Foto noticia

 

 


voltar