PT | EN



Calendário:
Ciclo de Recitais
Data:
17/05/2020 17:00 - 18:00
Localização:

Descrição

ENTRADA LIVRE, mediante lotação da sala

1 CR2020 17MAI Daniela Matos fotoDaniela Matos . Canto
Iniciou os seus estudos de canto no ano 2008, na Academia de Música de Viana do Castelo, na classe do Professor José Lourenço. No ano 2012 iniciou a Licenciatura em Canto, sob orientação da professora Isabel Alcobia. Teve oportunidade de complementar a sua formação em canto os Professores Carla Pais, Magna Ferreira, João Lourenço, Nuno Dias, José Corvelo, João Paulo Santos, Fernando Guimarães, Orlanda Isidro, Dmitry Batagov, Lia Serafini, Stephen Robertson, Helen Lawson, Ulrike Sonntag, Pierre Mak and Susan Waters e de trabalhar com maestros como Vitor Lima, António Vassalo Lourenço, Jose Viceiro, Julian Lombana, Ernst Schelle, Brian McKay, Lorenzo Donati, Stefano Molardi, Alessandro Quarta, Paul McCreesh and Phillipe Herreweghe. 
Cantou várias vezes como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras, destacando-se a obra “Gloria” de F. Händel e a estreia nacional da obra “Requiem” de F. Delius, foi solista com a Orquestra Sinfónica de Leiria durante dois anos consecutivos. Cantou a solo na estreia nacional da obra “Ketevan Cantate” de Vasco Negreiros e participou, como solista e coralista, na gravação de 9 motetos do compositor G. Giorgi. São de destacar os papeis operáticos de Eurydice na ópera “Orfeu nos Infernos” de J. Offenbach, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, e o papel de Lucy na ópera “The Telephone” de G.C. Menotti, em vários festivais nacionais. 
Cantou como solista no festival Dias da Música, no Centro Cultural de Belém, em obras polifónicas de G. P. Palestrina e Orlando di Lassus e também no festival Criasons, Lisboa, na estreia de uma obra de Fernando Lapa. 
Como coralista foi membro regular do coro VianaVocale, onde cantou também como solista, assim como do Coro Chigiana (Coro da Catedral de Siena, Itáia), durante 2 anos, coro Moços do Coro onde trabalha regularmente e integra o Coro Collegium Vocale Gent, onde tem oportunidade de trabalhar com o maestro Phillipe Herrewege desde 2017.


1 CR2020 17MAI Joao Pontes Araujo foto noticiaJoão Pontes de Araújo . Piano
Natural da Póvoa de Varzim, João Araújo dedica a sua carreira ao piano colaborativo, desde o repertório de duo até à música orquestral.
Especializou-se nesta área no Royal College of Music em Londres onde concluiu com distinção um Mestrado em Performance em Piano Colaborativo nas classes de Simon Lepper, Nigel Clayton e Roger Vignoles, com bolsa de estudos atribuída pela instituição.
A formação anterior inclui Licenciatura em Piano na ESMAE, Porto, na classe de Madalena Soveral e Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho com Luís Pipa.
Enquanto pianista colaborativo, foi premiado em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio John Newmark - Best Collaborative Pianist Award no Concurso Internacional de Música de Montreal, no Canadá, e o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador no concurso Maureen Lehane Vocal Awards em Wigmore Hall, Londres.
João acompanhou em masterclasses de Dame Kiri Te Kanawa, Simon Keenlyside, Zuill Bailey, Edith Wiens, Ann Murray, Johannes Goritzky, entre muitos outros. No repertório para piano solo, frequentou masterclasses de músicos como Boris Berezovsky, Roger Muraro, Josep Colom, Fausto Neves e Miguel Borges Coelho.
A atividade de pianista colaborativo levou-o a tocar em diversos países da Europa (Inglaterra, Espanha, Suíça, Bélgica e Alemanha) e América (Canadá e Costa Rica), em salas de concerto tais como Wigmore Hall, Cadogan Hall, Southbank Centre e em festivais como Oxford Lieder Festival (Reino Unido), Schubertiade Espace 2 (transmitido pela RTS - Rádio Televisão Suíça) e Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
No campo orquestral, colaborou com diversas orquestras, contatando diretamente com compositores como Steve Reich e David Lang (estreia nacional da obra Increase no Reino Unido). Na temporada 2016-17 foi o pianista selecionado para o BBC Symphony Orchestra Pathway Scheme.
É atualmente pianista acompanhador na Universidade de Aveiro onde acompanha as classes de canto e cordas, mantendo paralelamente uma regular atividade concertista em Portugal e no estrangeiro.

IMG 6495escolhidas noticia

© Créditos de Carolina Bermejo.

 


voltar