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Calendário:
Ciclo "Novos Talentos"
Data:
20/06/2020 17:00 - 18:00
Localização:

Descrição

No contexto da pandemia Covid-19, este evento foi adiado para data a definir

NOVITATIS TRIO

     Todos os elementos do Novitatis Trio, Isabel Ferreira no clarinete, Joana Fonseca na viola d’arco e Eugénia Moura ao piano, possuem uma sólida formação e experiência como músicas, quer como solistas, quer em música de câmara e orquestral.

     Todas estudaram em instituições portuguesas, nomeadamente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e no Conservatório de Música do Porto, com professores tão prestigiados como António Saiote, Nuno Pinto, Jorge Alves, António Pereira, Fernando de Azevedo e Helena Sá e Costa. O seu aperfeiçoamento artístico foi realizado em inúmeras master classes com nomes de relevo internacional, tais como Jean-Louis René, Steve Cohen, Ronald van Spaendonck, Philippe Berrod, Enrique Perez Piquer, Larry Combs, Juan Ferrer, Mattias Muller, Michel Arrignon e Alain Damiens, em clarinete, Paul Wakabayashi, Jorge Alves, Ryszard Wóycicki, Marc Tooten e Ana Bela Chaves, em viola d’arco e Sequeira Costa, Winifred Wolf e Vlado Perlemutter, em piano. Eugénia Moura estudou, igualmente na Mozarteum, em Salzburg, Áustria, na Boston University, nos E.U.A. e na Universidade Sorbonne, Paris IV.

     Em Música de Câmara, integraram diferentes grupos ao longo dos anos. Isabel Ferreira sob a orientação dos professores Ricardo Matosinhos, Paulo Martins, António Saiote, Jaime Mota e Vítor Pereira e Joana Fonseca no Ensemble de Violas D’Arco, Quarteto de Cordas, Quinteto de Cordas e Quinteto de Clarinete e Cordas, com orientação dos professores Jorge Alves, Miguel Rocha e Luísa Tender. Eugénia Moura, neste domínio, tem colaborado com músicos, atores e bailarinos portugueses e estrangeiros como Oliveira Lopes, Vitor Lima, Sergey Arutyunyan, Trio de Guitarras de Paris, Marie Catherine Laurès, Johannes Schmidt, Rita Carneiro, Pedro Lamares, Jorge Lévi, Ballet Teatro Contemporâneo, entre outros e atuado em Portugal, Espanha, Áustria, França e Marrocos.

     Todas as músicas têm experiência com orquestra, como com a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Orquestra Metropolitana, a Orchestre du Centre Philharmonique, a Orquestra Barroca da ESART, a Orquestra Sinfónica de Leiria, sob a direção do maestro Jean-Sebastien Béreau, a J. Futura International Orchestra, dirigida pelo maestro Maurizio Dini Ciacci.        

     Nos últimos anos, o percurso profissional na mesma instituição, o Conservatório de Música de Barcelos, bem como a forte motivação para a música de câmara e o prazer que a mesma lhes proporciona, aproximou-as e despertou-lhes o interesse pelo repertório da formação trio clarinete, viola d’arco e piano. As primeiras apresentações do Novitatis Trio incidiram, pois, em obras originalmente compostas para esta formação mas, numa segunda fase, o grupo alargou os programas a partir da adaptação de obras para outras formações. Finalmente, e apesar de ser um grupo de formação clássica, o reportório passou a abranger diferentes estilos musicais, de que são exemplos o tradicional Fado português, o Tango e a música para cinema.

Isabel Ferreira (clarinete) desenvolveu os seus estudos académicos de clarinete na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, sob a orientação dos professores António Saiote e Nuno Pinto. Participou em diversas Masterclasses de performance instrumental, tendo tido a oportunidade de trabalhar com nomes de relevo internacional, tais como Jean-Louis René, Steve Cohen, Ronald van Spaendonck, Philippe Berrod, Enrique Perez Piquer, Larry Combs, Juan Ferrer, Mattias Muller, Michel Arrignon e Alain Damiens. Em Música de Câmara integrou diferentes grupos ao longo dos anos, nos quais trabalhou sob a orientação dos professores Ricardo Matosinhos, Paulo Martins, António Saiote, Jaime Mota e Vítor Pereira. Recebeu uma menção Honrosa no III Concurso de Música de Câmara da ESMAE (2011), tendo-se apresentado em duo de Clarinete e Percussão. Colaborou com algumas orquestras, de que são exemplo a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Orquestra Metropolitana e a Orchestre du Centre Philharmonique. Atualmente leciona a disciplina de Clarinete no Conservatório de Música de Barcelos e integra o Novitatis Trio.

Joana Fonseca (viola d'arco) iniciou os seus estudos superiores de violetista, em 2007, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na classe do professor Jorge Alves, e posteriormente na classe do professor António Pereira. Participou em vários Masterclasses orientados por célebres professores como Paul Wakabayashi, Jorge Alves; Ryszard Wóycicki, Marc Tooten e Ana Bela Chaves. Integrou algumas orquestras como a Orquestra Barroca da ESART, onde teve o privilégio de tocar a solo com a mesma; a Orquestra Sinfónica de Leiria, sob a direção do maestro Jean-Sebastien Béreau; e a J. Futura International Orchestra, dirigida pelo maestro Maurizio Dini Ciacci. No âmbito de música de câmara trabalhou com várias formações, nomeadamente Ensemble de Violas D’Arco, Quarteto de Cordas, Quinteto de Cordas, e Quinteto de Clarinete e Cordas, com orientação dos professores Jorge Alves, Miguel Rocha e Luísa Tender. Leciona desde 2011 a disciplina de Viola D’Arco no Conservatório de Música de Barcelos. Atualmente é membro do Novitatis Trio.

Eugénia Moura
 (piano) estudou piano em Portugal e, posteriormente, na Áustria, E.U.A e França, com professores como Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Winifred Wolf e Vlado Perlemutter. É detentora dos graus de Licenciatura em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de mestrado na Universidade de Boston, EUA e de pós-graduação de Estudos Superiores Especializados em História da Música e Musicologia na Sorbonne, Paris IV, em 1993. Com longa prática como solista e com orquestra, em Portugal, França e Inglaterra, a larga experiência em música de câmara iniciou-se, em 1973, no Conservatório de Música do Porto. Tem colaborado, neste domínio, com Conservatórios, Academias e Escolas Profissionais de Música com músicos, atores e bailarinos portugueses e estrangeiros e atuado em Portugal, Espanha, Áustria, França e Marrocos. Tem realizado inúmeros recitais pedagógicos e conferências-concerto, com o objetivo de divulgar a música erudita, em geral e a música portuguesa, em particular. Colaborou vários anos com a ARTAVE, com a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Criou o primeiro Mestrado em Ensino da Música em Portugal (1997), através da colaboração com a Universidade de Surrey-Roehampton, Londres. Fez parte da direção da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association) de 1999 a 2003. Foi responsável pela Área de Música da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (1985-2006), Vice-Presidente da direção da referida instituição (1996-1999) e professora convidada da Universidade de Surrey-Roehampton (1997-2006) e Diretora da AMFF de 1987 a 2014. Com vários artigos publicados em revistas da especialidade, foi membro de Equipa Editorial da Revista Ensinarte- Revista das Artes em Contexto Educativo, CESC, Universidade do Minho de 2002 a 2007. Faz parte de diferentes Júris de Concursos de Piano, nacionais e internacionais e foi Diretora Artística de diversos Festivais de Música. Integra, atualmente, o Novitatis Trio.



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