O Romantismo no piano de Suggia
Com os comentários de Ricardo Vilares
Entrada livre
Vasyl Tsanko - Piano
Vasyl Tsanko é um compositor e pianista ucraniano. É pré-licenciado em Performance e Ensino Primário de Piano (2014) pelo Colégio de Música de Uzhgorod (Uzhgorod, Ucrânia) e licenciado em Composição (2018) pela Academia Nacional de Música da Ucrânia (Kiev, Ucrânia). Em setembro de 2018 iniciou a sua formação em Mestrado em Ensino de Música, vertente piano (classe do Álvaro Teixeira Lopes), na Universidade de Aveiro.
Durante o seu percurso, frequentou masterclasses com diversos pianistas de renome internacional (Pavel Nersessian, Szokoloy Bolázs, Anna Stempin-Jasnowska, Anatoly Zatin, Ethella Chupryk, Naida Magomedbekova) e o local (Liudmyla Marzevych, Tetyana Telychko, Valeriy Kozlov). Como compositor, tivera oportunidade de trabalhar com Jaime Reis, Ake Parmerud, Mehmet Can Özer, Alla Zagaykevych, Stefan Prins, Sergei Nevsky, Johannes Schöllhorn e Yevhen Stankovych.
Em 2012 ganhou o 1º prémio (piano) no festival “Zakarpatskyi Edelveis”(Uzhgorod, Ucrânia); em 2013 os 1º prémios (composição) no Concurso Internacional de Compositores de Revutsky (Chernihiv, Ucrânia) e no festival “Kharkivski asambleyi” (Kharkiv, Ucrânia); em 2014 o 2º prémio no Concurso-Festival “Hudobný festival Ivana Ballu” (Dolný Kubín, Eslováquia); em 2017 o 1º (composição) e 2º (piano) prémio no Concurso-Festival “Stankovych-Fest” (Svalyava, Ucrânia); em 2018 o 1º prémio (piano) no concurso “International Interpretation Competition” com a peça “Lysozyme Synthesis” de Jaime Reis (Lisboa, Portugal).
Enquanto pianista, maestro e organista, Vasyl estreou várias peças da música contemporânea no Porto, em Lisboa, Castelo Branco, Paris, Vílnius, Kiev e Uzhgorod.
Foto de Jorge Rodriguez