PT | EN



Calendário:
Ciclo de Recitais
Data:
26/05/2019 16:00 - 17:00
Localização:

Descrição

Museu Fora da Caixa
Ciclo de Recitais promovidos pelo Curso de Música Silva Monteiro
Aceda aqui a toda a programação

O Canto romântico no Museu da Macieirinha

Entrada livre

Canções Populares Portuguesas é um trabalho que tem na sua génese a promoção da música de autores portugueses. Na sua essência está, então, a investigação de fontes musicais, a promoção e divulgação de obras de autores portugueses, na sua maioria desconhecidos. Neste concerto, interpretamos as adaptações para canto e piano realizadas durante o século 19 de canções e letras populares e também de canções com carácter mais erudito. O repertório deste concerto inclui obras que Márcio da Rosa e Isabel Calado gravaram em dois CDs, o primeiro publicado em 2017 e o segundo em 2019.
A maioria destas obras não é interpretada nos dias de hoje e, por isso, são praticamente desconhecidas. No entanto, algumas destas canções persistem especialmente ao nível das canções infantis e outras têm sido sucessivamente reutilizadas por compositores portugueses mais recentes, como por exemplo Alexandre Rey-Colaço.

Márcio da Rosa – tenor. Márcio completou o Masters and Bachelor of Music with Honours na Guildhall School of Music and Drama em 2005. Ampliou os seus conhecimentos com diversos cursos na área da gestão musical na School of Arts, City University em Londres. Ele concluiu vários módulos do curso de Cultural Policy and Management, nomeadamente: Audiences and Marketing, Accounting and Auditing, Fundraising, Managing Organization e Managing People. Márcio tem integrado diversos coros, grupos de música de câmara e tem trabalhado com várias entidades, destacando-se a Orquestra do Norte e a Casa da Musica. Trabalha regularmente com Isabel Calado na divulgação de repertório histórico Português.

Isabel Calado apresenta-se regularmente ao cravo, clavicórdio e pianoforte em concertos a solo e integrada em grupos de música de câmara e orquestras em vários países da Europa, América e Ásia. Isabel investiga fontes musicais portuguesas dos séculos 18, 19 e 20 e escreve as adaptações necessárias assim como completa as partes em falta. A sua discografia inclui obras de D. Scarlatti, C. P. E. Bach, F. Couperin e de compositores Portugueses desde o século 18. É professora de cravo e baixo contínuo no Conservatório de Música do Porto.


voltar