Concurso Internacional Sta Cecília

Curso Básico (a partir do 5º ano)

É objetivo do Curso Básico conjugar internamente os conteúdos e práticas pedagógicas para que os alunos do 1º ciclo de aprendizagem desenvolvam:

  1. A linguagem musical tocando / cantando como forma de expressão natural já mais elaborado do ponto de vista do reportório e complexidade de escrita;
  2. Assumindo a especificidade de cada aluno do ponto de vista instrumental (facilitado pelo facto de as aulas serem individuais) e sem prescindir de exigência de adaptar e orientar cada um para o percurso escolar mais voltado para uma perspetiva profissional ou amadora;
  3. Organizar todo este ciclo no sentido de dotar os alunos de uma vivência musical completa em que as disciplinas de formação musical, classes de conjunto e instrumento se articulem entre si formando um todo e em que a interdisciplinaridade se articule a nível programático em função dos objetivos traçados;
  4. Utilizar estratégias de motivação nesta fase etária especialmente difícil do percurso escolar, usando meios tecnológicos aliados aos instrumentos e práticas mais tradicionais, ou seja, levar a escola ao encontro das expectativas dos alunos e que o aluno chegue ao fim deste ciclo capaz de prosseguir os seus estudos motivado ou não por uma via profissionalizante.

 

O Curso Básico é constituído por 5 graus, cada um deles correspondendo a um ano letivo.

Os alunos poderão frequentar o regime articulado ou o regime supletivo de acordo com as condições específicas de cada um.

 

REGIME ARTICULADO

O que é o Ensino Articulado?

O Ensino Articulado permite o aluno frequentar o Curso Básico de Música no CMSM em articulação com a escola de ensino regular. Neste regime, prevê-se um protocolo entre uma escola de ensino básico e uma escola de ensino artístico especializado em que a primeira se responsabiliza pelas disciplinas do currículo geral e a segunda pelas componentes específicas de ensino artístico. Funciona em duas escolas paralelamente.


Quem se pode inscrever no Ensino Articulado?

Pode candidatar-se ao ensino articulado qualquer aluno que vá frequentar o 5ºano de escolaridade numa escola pública com que o CMSM tem protocolo. Atualmente as escolas onde termos turmas em funcionamento são: Escola Clara de Resende, Escola Fontes Pereira de Melo, Escola do Cerco. Os alunos são selecionados através da realização de uma prova de aptidão.


Este ensino é gratuito?

O regime articulado é gratuito e funciona exclusivamente ao abrigo do protocolo de articulação existente entre o CMSM e as escolas com as quais tem protocolo.


É preciso comprar um instrumento?

Os alunos que frequentem o regime articulado ao abrigo do protocolo entre o CMSM e as escolas do ensino regular, Fontes Pereira de Melo e Clara de Resende, devem adquirir o seu próprio instrumento.

Os alunos que frequentem o regime articulado ao abrigo do protocolo entre o CMSM e a escola Básica e Secundária do Cerco, terão o instrumento emprestado (enquanto frequentem o ensino articulado da música com o CMSM) pela Câmara Municipal do Porto ao abrigo do projeto “Música para Todos”.


Que tipo de custos podem existir?

Os alunos devem pagar o material didático para as aulas (cadernos e sebentas) assim como uma quota anual de 60.00 € (a pagar trimestralmente) para as atividades extra-curriculares (facultativa).


Onde decorrem as aulas de música?

Na escola Secundária Fontes Pereira de Melo e na escola Básica e Secundária Clara de Resende, são lecionadas as aulas de formação musical e classes de conjunto, as aulas de instrumento decorrem nas instalações do CMSM em horário a escolher pelo encarregado de educação (nas manhãs e /ou tardes livres do ensino regular), em horário até às 18h30, de acordo com as disponibilidades de horário apresentadas pelo CMSM; o transporte dos alunos deve ser assegurado pelos encarregados de educação.

Na escola Básica e Secundária do Cerco, todas as aulas são lecionadas na escola do ensino regular em horário integrado no horário escolar apresentado no inicio do ano letivo.


De que disciplinas são os alunos dispensados na escola de ensino regular?

Na escola do ensino regular, os alunos estão dispensados das disciplinas de Educação Musical, Educação Tecnológica e Oferta Complementar.


Quais são as disciplinas de música e qual é a carga horária semanal?

  • Formação Musical : 1 bloco de 90 minutos
  • Classe de Conjunto : 1 bloco de 90 minutos + 1 bloco de 45 minutos
  • Instrumento : 1 bloco de 45 minutos
  • Iniciação à Prática Vocal (curso básico de canto gregoriano): 1 bloco de 45 minutos (partilhado até um máximo de 5 alunos)

Quanto tempo demora o curso básico no regime articulado?

O curso básico vai do 1º ao 5º Grau e integra o 5º ao 9º ano de escolaridade abrangendo assim o 2º e 3º ciclo.


Se não gostar, o aluno pode desistir?

No 1º Grau / 5º Ano, o aluno pode desistir até ao final do 1º Período. Nos graus / anos seguintes, só pode desistir no final de cada ano letivo, manifestando por escrito o desejo de não renovar matrícula.


Como funciona a avaliação?

A progressão nas disciplinas da música é independente da progressão de ano de escolaridade. O aproveitamento obtido na música não é considerado para efeitos de reprovação de ano. As disciplinas da música são independentes entre si, podendo o aluno passar a uma e reprovar a outras, não podendo contudo ultrapassar um ano de desfasamento com o ano de escolaridade.


Quando são as inscrições?

Os encarregados de educação devem contactar a secretaria do CMSM em finais de maio no caso de desejarem candidatar os seus educandos no ano letivo seguinte.

As provas de seleção costumam ocorrer em junho/julho de cada ano.

 

REGIME SUPLETIVO

O Ensino Especializado da Música em Regime Supletivo é frequentado mediante pagamento de propina. Não existe articulação com a escola de ensino regular. O plano de estudos é o mesmo do ensino articulado.

Horário das aulas de supletivo

Ano letivo 2017/2018

Concurso Internacional Sta Cecília

Newsletter CMSM