PT | EN

Hugo Simões

Professor de Guitarra

hugosimoes@cmsilvamonteiro.com

Nascido em 1975, o guitarrista Hugo Simões iniciou os seus estudos musicais no Orfeão de Leiria com o professor José Mesquita Lopes. É Licenciado em Ensino de Música (Pré-Bolonha) - área específica de Guitarra, pela Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Josep Zsapka e Paulo Vaz de Carvalho e Pós-graduado em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto, e em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro.

Com vasta experiência, tanto como guitarrista como enquanto docente, tem-se apresentado a solo e integrado diversas formações de música de câmara, destacando-se as suas apresentações a solo com a Orquestra Clássica do Centro (Teatro Municipal da Guarda- 2007), com a Orquestra Filarmónica das Beiras (Concerto de encerramento do 10º Concurso e Festival Internacional de Guitarra de Sernancelhe- 2008), com a orquestra de guitarras Guitarrafonia (na edição de 2014 do Serralves em Festa) e com a Orquestra de Câmara do CMSJG (IX Festival de Música da Beira Interior- 2014). Em formações de música de câmara, destacam-se as suas apresentações internacionais com o octeto de guitarras Acord’ensemble no Festival Internacional de Guitarra em Paris (2010), com a orquestra de guitarras Guitarrafonia no Festival Allegromosso em Itália (2012), assim como com os Fatum Ensemble (México, 2013). Como docente foi professor de guitarra na Academia de Música de S. Pio X (1999-2004) e Diretor Pedagógico e professor de guitarra no Conservatório de Música de S. José da Guarda (2005-2015). Os seus alunos têm conquistado vários prémios em competições nacionais e internacionais, tendo ingressado em escolas conceituadas como a Universidade de Aveiro, o Conservatorium Maastricht (Holanda), Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha) e a Guildhall School of Music & Drama (Reino Unido).

Hugo Simões é atualmente professor de guitarra no Curso de Música Silva Monteiro e Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Newsletter CMSM