
Gabriel Teixeira
Classe de Conjunto
gteixeira@cmsilvamonteiro.com
José Gabriel Oliveira Teixeira tem 25 anos e iniciou os seus estudos na Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP), em Setembro de 2009, aos 10 anos, na classe do professor Bruno Costa. Durante os 8 anos de curso trabalhou, a nível individual, com artistas como Jean-François Lézé, Rui Sul Gomes, Miquel Bernat, Philippe Spiesser e os Pulsat Percussion Group, entre outros. Participou no concurso interno Olimpíadas Musicais da AMCP em 4 edições, onde ganhou uma Menção Honrosa e 3 primeiros prémios. Em adição, participou no Festival Internacional de Percussão da ADAMS, em novembro de 2016. Em orquestra trabalhou com José Eduardo Gomes, Cesário Costa, Douglas Bostock, Baldur Brönnimann, Martin André Stefan Blunier, Nuno Coelho, Diogo Costa e Peter Ründel, entre outros. Tocou a solo com a Orquestra de Sopros da AMPC o Concerto para Marimba, de Satoshi Yagisawa, em março de 2015.
Em 2017 Entrou para a licenciatura em música no ramo da percussão na ESMAE, no Porto com os professores Manuel Campos, Miquel Bernat e Jeffrey Davies. Durante a sua licenciatura colaborou com a Orquestra Sinfónica, a Orquestra de Sopros, o Coro Geral e o Coro Jazz da ESMAE.
Participou no II Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior, em 2017, tendo ganho o 3º Prémio na Categoria B; obteve o 2º prémio no Concurso Internacional de Percussão de Gondomar, em 2022. Relativamente a música de câmara faz parte do grupo Exoduo, juntamente o acordeonista Francisco Martins, onde conquistou o 1º prémio no concurso Folefest nas edições de 2022 e de 2024. No mesmo ano conquistou o 3º Prémio no Prémio Jovens Músicos na categoria Música de Câmara, nível superior.
Colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, em 2019 e em 2024 e também com o Remix Ensemble em 2020. Para além disso, já colaborou com a Banda Sinfónica Portuguesa, os Portuguese Brass, a Orquestra Con Spiritto e a Orquestra do Norte. Fez ainda o Summer Tour da Alto Minho Youth Orchestra em setembro de 2022.
Como coralista, também colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto, com o Remix Ensemble e com o Coro da Orquestra do Distrito de Braga.
Entrou para o mestrado em ensino da música em 2021 na ESART, em Castelo Branco com os professores Bruno Costa e André Dias.
Fez parte lista de reforços da Orquestra Filarmonia das Beiras de 2019 a 2023 e faz parte da lista de reforços de percussão da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, desde 2022. Lecionou, em 2021 no Conservatório de Música da Covilhã como professor substituto.
A julho de 2021 deu por concluída a Licenciatura em Música. A junho de 2024 deu por concluído o Mestrado em Ensino da Música.
A março de 2025 realizou uma masterclasse de percussão na Academia de Música da Fortaleza de Valença.
Lecionou de 2022 a 2025 na Academia de Música de Castelo de Paiva. Atualmente leciona na Academia de Música de Costa Cabral e no Curso de Música Silva e Monteiro. Colabora ocasionalmente com a Banda Sinfónica Portuguesa e com a Orquestra Movimento Musical Cooperativo.
