PT | EN



Calendário:
Ciclo de Recitais
Data:
24/10/2026 16:00 - 17:00
Localização:

Descrição

PROGRAMA 

L. van Beethoven - Sonata N.º 7 para violino e piano em Dó menor, Op. 30
I.Allegro con brio
II. Adagio cantabile
III. Scherzo: Allegro
IV. Finale: Allegro; Presto

J. Brahms -  Sonata N.º 3 para violino e piano em Ré menor, Op. 108
I. Allegro
II. Adagio
III. Un poco presto e con sentimento
IV. Presto agitato

C. Saint-Saëns - Introdução e Rondo Caprichoso, Op. 28

Natural da cidade da Maia, António Francisco Ferreira iniciou os seus estudos musicais aos três anos de idade. Completou o ensino básico no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Suzanna Lidegran, onde obteve a classificação máxima. Posteriormente, ingressou na Academia de Música de Costa Cabral, onde estudou com o professor Sergey Arutyunyan, tendo obtido também a nota máxima no recital final. Licenciou-se pelo Royal College of Music (Londres, Reino Unido), na classe da professora Ani Schnarch, e concluiu posteriormente o Mestrado em Performance na Haute École de Musique (Genebra, Suíça), sob a orientação do professor Alexander Rozhdestvenskiy. Atualmente, frequenta o curso Certificate of Advanced Studies na mesma instituição. Em 2025, tornou-se membro da European Union Youth Orchestra. 
Ao longo da sua carreira artística, tem sido distinguido com diversos prémios em concursos internacionais: 1.º Prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, 1.º Prémio no Prémio Luso-Galaico Elisa de Sousa Pedroso, 2.º Prémio no Concurso Internacional Paços’ Premium, 2.º Prémio no Concurso de Violino da Cidade do Porto e 3.º Prémio no Concorso Internazionale “Città di Villafranca” (Verona, Itália), entre outros. Frequentou inúmeras masterclasses, tendo trabalhado com prestigiados professores como Aníbal Lima, Pavel Vernikov, Elliot Lawson, Alexander Gilman, Emily Sun, Latica Honda-Rosenberg, Svetlin Roussev, Sergey Khachatryan, Francis Duroy, Jack Liebeck, Corey Cerovsek, Benjamin Morrison e Adela Frasineanu.
Estreou-se a solo na Sala Guilhermina Suggia, na Casa da Música, com a Orquestra Sinfónica da Academia de Música de Costa Cabral. Em 2019, apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica Ensemble, numa digressão de vários concertos por todo o país. Colaborou com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra do Norte e, na Suíça, com a Orchestre de la Suisse Romande e a Orchestre Franck Martin. É convidado regularmente para recitais em várias salas do país, acompanhado pelo pianista Djordje Radevski, tendo também atuado em países como França, Áustria, Itália, Países Baixos, Alemanha, Inglaterra e Suíça.
Atualmente, é diretor artístico do Festival de Música Portuscal.

Natural de Cascais, Bernardo Soares iniciou os seus estudos musicais em piano com 5 anos de idade. Enquanto estudante, frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, tendo concluído cada um dos cursos com elevado desempenho. No seu percurso académico trabalhou com Melina Rebelo, Joaquim Fernandes e Sofia Lourenço. 
Complementou a sua formação em cursos e masterclasses com pianistas de renome como Sequeira Costa, Tânia Achôt, Artur Pizzarro, António Rosado, Li Chun Su, Laszlo Simon, Gabor Paska, entre outros. Como pianista Clássico, desenvolve trabalho de musica de câmara, tendo trabalhado com músicos nacionais e internacionais como Horácio Ferreira, Aurelien Pascal, Antonio Saiote, Nuno Pinto, Thomas Reudl, entre outros. É igualmente convidado para integrar formações orquestrais, trabalhando regularmente com a Banda Sinfónica Portuguesa, Marvão Festival Orchestra, com maestros como Christophen Poppen, Douglas Bostock, Rafael Pascual Villaplana, Jan Wierzba, José Eduardo Gomes, entre outros.
Em 2016 apresentou-se a solo com a orquestra sinfónica da AMCC na Sala Suggia da Casa da Musica sob a direcção do maestro Luis Carvalho. Desde 2011 vem desenvolvendo um intenso trabalho como músico e director musical em variados espectáculos de teatro, tendo colaborado com as companhias Teatro a Quatro, Teatro Bandido, Produções Suplementares, Comédias do Minho, Pele, Ao Cabo Teatro. Trabalhou sob a direcção de encenadores como Lee Beagley, Luisa Pinto, Luis Filipe Silva, Tania Almeida, Isabel Carvalho, Hugo Cruz, John Romão, entre outros. Participa igualmente em vários projectos musicais, tendo a destacar o “Fado em Trio”, com apresentações nos festivais Cerveira ao Piano, Caminha ao Piano, Porto Summer Sessions, entre outros; “Rui David e os Projecto Alarme - Canções de Pontaria” - projecto encomendado pelo FITEI(2015).
Para além da sua actividade artística, é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na Universidade de Aveiro e na Academia de Música de Costa Cabral, onde desempenha as funções de Pianista Acompanhador.

4 24OUT CR2026 Violino e Piano FOTO




voltar