PT | EN



Calendário:
Ciclo de Recitais
Data:
29/01/2022 16:00 - 17:00
Localização:

Descrição

Bilhetes à venda AQUI

Lusitanae Ensemble com Sara Braga Simões (canto)

Luiz Costa (Fralães 1879 - Porto 1960) foi um músico e compositor verdadeiramente revolucionário no nosso país, especialmente na cidade do Porto.

Como diretor da sociedade de concertos Orfeão Portuense trouxe a Portugal alguns dos nomes mais renomados da performance erudita mundial onde encontramos Maurice Ravel, Artur Rubistein, Pierre Fournier, Yehudi Menuhin, entre muitos outros.

Enquanto compositor, sendo percursor indireto de F.Liszt, compositor romântico, podemos considerar Luiz Costa uma verdadeira extensão do romantismo na medida em que partiu desta época e estilo musical, onde cresceu e foi criado, para algo que é absolutamente indispensável e que caracteriza os grandes compositores na história da música: A Criação de uma linguagem musical própria, única!

O quarteto nº 1 em Lá menor foi escrito em 1921, precisamente no mesmo ano em que foi elaborada e entrou em vigor a 1ª Constituição provisória de Portugal, consequência da revolução liberal de 1820.

Depois da revolução liberal em 1820, viveu-se um período conturbado e instável politicamente, que desencadeou a guerra civil entre 1832 e 1834 - com o desembarque das tropas liberais de D. Pedro IV em Matosinhos.

Só após este conflito o país conheceu alguma serenidade. Viveram-se então no Porto temporadas sucessivas de ópera no Teatro São João que apaixonavam a cidade. Entre as muitas obras apresentadas contam-se as óperas 'O Barbeiro de Sevilha', de Rossini (temporada de 1834) e 'La Sonnambula' de Bellini (temporada de 1837) - que até hoje são repertório obrigatório nas grandes casas de ópera por todo o mundo. 
As árias 'Una voce poco fa' e ' Ah. non creadea mirarti', respectivamente, são símbolos do virtuosismo vocal e marcos históricos incontornáveis.


imagem convite 1820 e1636040979352




voltar