JOB TOMÉ . Canto & JOANA RESENDE . Piano

19 DE JUNHO 2016 . 17H00

CICLO DE RECITAIS 2016
Parceria com a CM Porto

Local . Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

ENTRADA LIVRE

Consulte aqui toda a nossa programação 2016


Leituras de Rute Pimenta e Daniel Macedo Pinto
Textos de Ana Luísa Amaral

JOB TOMÉ . CANTO
Nasceu em 1978 em Matosinhos e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde estudou canto com Cecília Fontes. Licenciou-se pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) na classe canto de Rui Taveira. Integrou o grupo de cantores residentes do Estúdio de Ópera da Casa da Música onde, na componente formativa, trabalhou com conceituados nomes do canto, da encenação e da direção. Trabalha regularmente com Peter Harrison.
Apresenta-se nos domínios da ópera, da oratória e em recital, tendo colaborado com diversas orquestras em Portugal – incluindo a Orquestra Gulbenkian – e em França. Estreou os ciclos de canções Cherubinischer Wandersmann, de Rui Paulo Teixeira, e Poemário EróticoEricsatírico e Burlesco, de Eurico Carrapatoso.
Em 2007 foi galardoado na primeira edição do concurso de canto da Fundação Rotária Portuguesa com o 1º prémio e os prémios para melhor lied e melhor canção portuguesa. No mesmo ano, recebeu o Prémio Helena Sá e Costa da ESMAE. Em 2008-09 integrou o estúdio de ópera do Centre National d’Artistes Lyriques de Marselha. Em 2010 cantou Nestor, em Un retour de Oscar Strasnoy, no Festival de Aix-en-Provence, antes de participar na Académie eropéenne de Musique em 2012. Em 2011 recebeu o 2º prémio e o prémio de melhor interpretação de canção portuguesa no Concurso Luísa Todí.

JOANA RESENDE . PIANO
Natural no Porto, iniciou os seus estudos de piano na Escola de Música do Porto, prosseguindo-os no Curso de Música Silva Monteiro com Vitaly Dotsenko e no Conservatório de Música do Porto. Durante este período manteve contacto com a pianista Helena Sá e Costa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e obteve diversos prémios.
Concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto na classe do professor Jaime Mota, tendo sido galardoada com o prémio Fundação Eng. António de Almeida. No mesmo ano estudou na HochschulefürMusik und Theater Félix Mendelssohn Bartoldy (Leipzig) com Karl-Peter Kammerlander (acompanhamento de Lied), Gerald Fauth (piano) e Gudrun Franke (música de câmara).
Integrou masterclasses de Hartmut Höll, Dalton Baldwin, Dietrich Fischer Dieskau, Graham Johnson, Malcolm Martineau, Robin Bowman e Gary Matthewman, tendo trabalhado melodia francesa com o pianista Jeff Cohen.
É mestre em Performance pela Universidade de Aveiro e em Ensino da Música pela mesma instituição, tendo estudado durante este período com o pianista Fausto Neves. Realizou comunicações em Portugal e Inglaterra e escreveu para revistas da especialidade, entre as quais a Revista Portuguesa de Educação Artística (Região Autónoma da Madeira), Association des Amis de Francis Poulenc (Paris) e Opus (Goiânia - Brasil).
Tem vindo a apresentar-se em diversas formações em Portugal, França, Alemanha, Inglaterra e República Checa. Interessa-se pela divulgação de música portuguesa (obras estreadas de Sérgio Azevedo, Fernando Corrêa de Oliveira, Rui Soares da Costa, Eduardo Patriarca, Francisco Monteiro, Fernando Lopes-Graça e Berta Alves de Sousa).
Gravou para a RTP/Antena 2 com o pianista Fausto Neves obras de Fernando Lopes-Graça (Abril 2014) e o mesmo compositor e Federico Mompou com a soprano Ana Maria Pinto (Março 2016). Dedica especial atenção ao acompanhamento de Lied/canção, registando para a Antena2, com as sopranos Catarina Sereno e Ana Maria Pinto e o tenor João Terleira, ciclos de Robert Schumann, Luís de Freitas Branco, Franz Schubert e Benjamin Britten, entre outros. Neste momento prepara um trabalho discográfico com Ana Maria Pinto.