Concurso Internacional Sta Cecília

Eliseu Silva

Professor de Violino | Classes de Conjunto

Eliseu Antunes Pereira Gomes da Silva,é violinista maestro e pedagogo.

Foi juri em vários concursos nacionais e internacionais de violino, onde se destacam o Concurso Internacional de Violino Alice e Eleonor Schoenfeld, os Concursos Internacionais de Hong Kong, Concurso internacional de Violino Talents for Europe.

Deu vários recitais e concertos também com música de câmara, em todo Portugal e países como Japão, China, Australia, Alemanha, Suíça, França, Roménia, Bélgica, Holanda, Itália, Inglaterra, Malta, Hong Kong Macau e Espanha.

Tocou como solista com várias orquestras portuguesas e chinesas dirigidas por vários maestros internacionais, tais como, Anna Wirtsbuch, Colin Touchin, Julius Mickalsky entre outros.

Deu vários Master Classes em Portugal China e Australia, onde se inclui a Universidade de Shangai, Beijing, Tinjin, Darwin, etc.

Foi vencedor de varios prémios em concursos nacionais e internacionais de violino, entre os quais Concurso Internacional de Violino de Malta, o concurso Yamaha Music Foundation of Europe, o Prémio Jovens Músicos Antena2, os concursos internacionais de Violino Júlio Cardona Concurso Internacional de Interpretação do Estoril entre outros. Teve vários diplomas de mérito e bolsas de estudo como melhor aluno do ano 2003 e 2004 do I.P.P. Em 2013, ganhou um concurso promovido pelo Centro Nacional de Cultura português, com o objetivo de apoiar o projeto mais interessante na música a nível nacional.

Obteve o título de Especialista em Julho de 2016 e atualmente, termina um projeto de doutoramento na Universidade de Évora em Musicologia Desempenho e Interpretação, em parceria com a Universidade do Porto.

Foi convidado pelo professor Uwe-Martin Heiberg, para fazer parte da sua classe na Hochschule fur Musik Hanns Eisler Berlim.

Fez uma pós-graduação em performance e terminou o mestrado em Pedagogia e outro em Ensino da Musica e do instrumento. Frequentou a Licenciatura em Psicologia da Universidade do Porto.

Acabou todos os principais ciclos de estudo do Conservatório do Porto e da Universidade com a classificação máxima.

Eliseu fez várias gravações para a Rádio Portuguesa Antena 2, gravou para a Deutsch Gramophone e para Munich Re Group. O seu ensemble gravou recentemente um CD apoiado pela Mota Engil, um trabalho pioneiro na música portuguesa. Com o seu pianista Marian Pivka gravou em 2016 um CD de obras virtuosas, que foi lançado em Hong Kong dia 22 de Agosto de 2016.

E Maestro da Orquestra Juvenil do Porto de Bonjóia, organização sediada no Curso de Musica Silva Monteiro e apoiada pela Câmara Municipal do Porto, o Ministério da Educação, o banco BPI e a Bial.

Teve aulas de direcção com Jean Sebastien Bereau, Jean Marc Bourfin e Ernst Schelle.

É professor no Curso de música Silva Monteiro e na ESMAE - Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto.

Concurso Internacional Sta Cecília

Newsletter CMSM