PT | EN



Calendário:
Ciclo "Cultura Viva"
Data:
21/09/2018 19:00 - 21:00
Localização:

Descrição

ENTRADA LIVRE

Lusinatae Ensemble
é um ensemble que se caracteriza por ser uma materialização concetual de um laboratório de inovadoras realidades criativas e artísticas. Foi criado a partir de um pretexto comum, traduzido numa incubadora de talentos e potenciais vários, quer Artísticos, Instrumentais, Musicais e Composicionais. Foi assim que se criou um agrupamento de inegável qualidade artística, integrando músicos diplomados, na sua maioria mestrados e também doutorandos, tendo já integrado as melhores orquestras europeias e realizado digressões a nível mundial com os melhores músicos e instrumentistas do panorama musical internacional.

Os elementos constituintes apresentam-se em formações variáveis, e com um repertório igualmente variável, tendo já atuado como duo ou trios, como também em formação de orquestra de câmara, acompanhando solistas internacionais em piano, canto e até de pipa. 

Os seus constituintes são docentes do emblemático Curso de Música Silva Monteiro e têm tido um apoio ao nível de mecenato da Fundação Manuel António da Mota, que patrocinou o último CD, uma ode à cultura portuguesa, onde intervieram declamadores, músicos, compositores, poemas e fados do melhor que temos, intitulado de Fado Revisitado.

4 CV2018 21SET Ana Madalena Foto reduzida Ana Madalena Silva . Oboé
Nasceu em Guimarães. Iniciou os seus estudos musicais em 1994 na ARTAVE com o prof. Saúl Silva terminando o curso como aluna premiada.
É licenciada pela ESMAE na classe do prof. Ricardo Lopes.
É mestre no Ensino da Música pela Universidade de Aveiro.
Representou Portugal num curso internacional de instrumentos de palhetas em Bonn.
Foi convidada a integrar a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo como 1º oboé e gravou o 1º CD da referida orquestra.
Colabora regularmente com a Filarmonia de Gaia, e com a Orquestra Sine Nomine.
Atualmente leciona no Conservatório de Gaia, Academia de Música de Sta Maria da Feira, Conservatório da Jobra e Curso de Música Silva Monteiro.
Em 2010 orientou Master classes na Universidade de Aveiro, Paços de Brandão, CMAD e Lousada.
É premiada do Concurso Jovens Músicos na modalidade de Música de Câmara. De 1997 a 2004 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É premiada da Fundação Eng. António de Almeida por ter obtido a média mais alta de final de curso da ESMAE 2003/2004.

4 CV2018 21SET Sonia Sobral Foto Sónia Sobral . Acórdeão
Sónia Valverde Sobral, acordeonista, nasceu em 1993 e é natural de Sernancelhe, Viseu.
Estudou no Conservatório de Música de Viseu até 2012, sob a docência do Prof. Nuno Silva, prosseguiu os estudos de Música na Universidade de Aveiro na vertente de Acordeão, com o Prof. Abel Moura, tendo concluído o Mestrado em Ensino de Música em 2017. Estudou na Estonian Academy of Music and Theatre em Tallinn, em 2015/2016, com a Prof. Sirje Mõttus.
Frequentou masterclasses orientadas por acordeonistas de renome internacional, participou na gravação de vários discos e obteve alguns prémios em concursos de Acordeão em Portugal.
Atualmente frequenta o Curso Creative World Music na ESTAL, em Lisboa, com os Profs. Pedro Madaleno e João Frade. Leciona ainda Acordeão na Associação de Acordeonistas T. D. S., em S. J. da Pesqueira.
Está envolvida em projetos musicais distintos, destacando-se Reportório Osório, dupla que percorreu inúmeras salas em Portugal, em Cabo Verde (2015) e no Brasil (2016 e 2018). 

 

FMAM CiclodeMusica Facebook post


voltar