PT | EN



Calendário:
Ciclo "Cultura Viva"
Data:
29/06/2018 19:00 - 21:00
Localização:

Descrição

ENTRADA LIVRE

LUSITANAE ENSEMBLE
É um ensemble que se caracteriza por ser uma materialização concetual de um laboratório de inovadoras realidades criativas e artísticas. Foi criado a partir de um pretexto comum, traduzido numa incubadora de talentos e potenciais vários, quer Artísticos, Instrumentais, Musicais e Composicionais. Foi assim que se criou um agrupamento de inegável qualidade artística, integrando músicos diplomados, na sua maioria mestrados e também doutorandos, tendo já integrado as melhores orquestras europeias e realizado digressões a nível mundial com os melhores músicos e instrumentistas do panorama musical internacional.
Os elementos constituintes apresentam-se em formações variáveis, e com um repertório igualmente variável, tendo já atuado como duo ou trios, como também em formação de orquestra de câmara, acompanhando solistas internacionais em piano, canto e até de pipa.
Os seus constituintes são docentes do emblemático Curso de Música Silva Monteiro e têm tido um apoio ao nível de mecenato da Fundação Manuel António da Mota, que patrocinou o último CD, uma ode à cultura portuguesa, onde intervieram declamadores, músicos, compositores, poemas e fados do melhor que temos, intitulado de Fado Revisitado.

3 CV2018 29JUN Ana Patricia Lopes FotoANA PATRÍCIA LOPES
violino

Nasceu em França, tendo iniciado os estudos musicais aos 12 anos na ARTAVE na classe do professor António Soares. Prosseguiu os estudos na ESMAE na classe de violino com Zofia Wóycicka. Frequentou masterclasses de violino com Boris Kuniev, Alexei Mijlin, Rainer Sonne, Aníbal Lima, Roman Nodel, e música de câmara com António Saiote e o Quarteto Borodin. 
Colaborou com a Orquestra do Porto Casa da Música, Orquestra das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte, Orquestra Raízes Ibéricas, Orquestra “Sine Nomine”, Orquestra do Centro, com os maestros António Saiote, Yuri Nasushkin, Bruno dal Bon, Cesário Costa, Robertas Severnikas, Rodolfo Saglimbeni, Joahnes Skudlik, Filipe Veríssimo, Toby Hoffman, Cesário Costa, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Sérgio Alapont, Emilio Pomarico. 
Enquanto membro da Orquestra Aproarte acompanhou os solistas Mischa Maisky e Boris Berezovsky. 
É membro da Orquestra Clássica de Espinho desde 2006. 
Atualmente é professora no Curso de Música Silva Monteiro.

3 CV2018 29JUN Eliseu Silva Foto ELISEU SILVA
violino

Violinista, maestro e pedagogo.
Foi juri em vários concursos nacionais e internacionais, onde se destacam o Concurso Internacional de Violino Alice e Eleonor Schoenfeld, os Concursos Internacionais de Hong Kong, Concurso internacional de Violino Talents for Europe.
Deu vários recitais e concertos também com música de câmara no Japão, China, Australia, Alemanha, Suíça, França, Roménia, Bélgica, Holanda, Itália, Inglaterra, Malta, Hong Kong, Macau, Portugal e Espanha.
Tocou como solista com orquestras portuguesas e chinesas dirigidas por maestros internacionais.
Deu vários Master Classes em Portugal, China e Australia.
Foi vencedor de varios prémios em concursos nacionais e internacionais de violino.
Gravou para a Antena 2, Deutsch Gramophone e Munich Re Group.
Atualmente, termina o doutoramento na Universidade de Évora em Musicologia Desempenho e Interpretação, em parceria com a Universidade do Porto.
É professor na ESMAE e no Curso de música Silva Monteiro onde é Maestro da Orquestra Juvenil do Porto de Bonjóia.

3 CV2018 29JUN Emanuel Vieira Foto siteEMANUEL VIEIRA
viola de arco

Licenciado em Viola de Arco pela Escola de Artes Aplicadas de Castelo Branco, sob a orientação do professor Jorge Alves.
Frequentou masterclasses com Ana Bela Chaves, Marc Tooten, Ryszard Wóycicki, Pedro Muñoz e David Wyn Lloyd. Participou em trabalhos com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, Orquestra Académica, Ensemble de Cordas do Vale do Sousa, ESART Ensemble, EvorEnsemble Contemporâneo, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Filarmonia de Gaia, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve e Orquestra Filarmonia das Beiras.
É membro da Orquestra Clássica de Espinho desde 2006.
Realizou três concertos a solo com o Ensemble de Cordas da ESART, que foram transmitidos em direto pela Antena 2. Em julho de 2011 tocou a solo em Cascais com a orquestra barroca da ESART.
Desde agosto de 2011 é membro fundador do Lusitanae Ensemble, com o qual realizou vários concertos.
Leciona no Conservatório de Música da Maia e no Curso de Música Silva Monteiro.

3 CV2018 29JUN Filipe Roriz Foto siteFILIPE RORIZ
violoncelo


Nasceu em Santo Tirso, tendo iniciado os seus estudos musicais aos 12 anos na ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe do professor António Ferreira.
Prosseguiu os seus estudos na ESMAE, na classe de violoncelo de Jed Barahal, onde concluiu a licenciatura.
Participou em vários cursos de aperfeiçoamento e Master-class com os professores: Jed Barahal, Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro, Anatoli Krastev, Aage Kvalbein e Carolina Landriscini.
Em orquestra, já trabalhou com vários maestros, tais como: Jaroslav Mikus, Luís Machado, António Sérgio Ferreira, Emílio de César, Cesário Costa, Pedro Neves, Rui Massena, Harry Lith, Christopher Bochmann e Ernest Schelle.
Frequentou o 8º e 9º estágio nacional de orquestra APROARTE.
Em Música de Câmara trabalhou com Luís Machado, Raquel Costa, José Ricardo Reis, Jaime Mota, Florian Pertzborn, Marta Eufrázio, Teresa Correia e Pedro Burmester,
É membro do Lusitanae Ensemble.
Atualmente, leciona no Curso de Música Silva Monteiro e no Colégio de Nossa Senhora do Rosário.


3 CV2018 29JUN Helder Barbosa Imagem SiteHELDER BARBOSA
clarinete

Começou os seus estudos no Conservatório da Maia em 2002 com os professores Adam Wierzba e António Rosa. No ano seguinte transferiu-se para o Conservatório do Porto onde estudou com Adam Wierzba até ao 6º Grau com a classificação de 19 valores. Estudou também em curso livre na ESMAE com Iva Barbosa. Licenciou-se em Música, na área de Performance em Clarinete na Universidade do Minho na classe do professor Vítor Matos e concluiu o mestrado em Ensino de Música na mesma Universidade em 2015.
Efetuou masterclasses com vários clarinetistas nacionais e internacionais dos quais se destacam Vitor Matos, António Saiote, Nuno Pinto, António Rosa, Iva Barbosa, Vítor Pereira, Alessandro Carbonare, Harri Mäki, François Benda, Matthias Schörn e Tibor Reman.
Trabalhou inclusive com os maestros Vitor Matos, Pedro Neves, Kamen Goleminov, Tim Steiner, Jan Cober, Douglas Bostock, Francisco Ferreira, Nicholas Kok, Toby Hoffman, Fernando Marinho, entre outros.
Atualmente é professor no Curso de Música Silva Monteiro.







 


voltar