Calendário:
Ciclo "Cultura Viva"
Data:
24/11/2017 19:00 - 21:00
Localização:

Descrição

CICLO CULTURA VIVA . 2017 NA FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA

Entrada livre


MARÍA de BUENOS AIRES de Piazzolla
Ópera Tango de Piazzolla em versão concerto Catarina Sereno (Soprano), Leonel Pinheiro (Tenor) e La Ideal (Orquestra Típica de Tango Argentino)

 

Catarina Sereno (Soprano)

A soprano Belgo-Portuguesa CATARINA SERENO licenciou-se em Música na Escola das Artes da UCP-Porto na classe do Prof. António Salgado e completou Mestrado em Vocal Performance na Guildhall School of Music and Drama em Londres, na classe da Prof. Susan Waters, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante a sua formação aperfeiçoou-se com Dame Kiri te Kanawa, Sarah Walker, Malcom Martineau, Elizabeth Connell, entre outros, tendo participado em Masterclasses enquanto bolseira ENOA.
Em ópera interpretou os papéis de Maria em Maria de Buenos Aires de Piazzolla, Irma em Louise de Charpentier, Tatyana em Eugene Onegin de Tchaikovsky, Pamina na Flauta Magica, Medoro em Orlando Generoso de Steffani e o monólogo La voix humaine de Francis Poulenc.
Em ópera contemporânea destacam-se Circe em Viagron de Gieshoff para o Tete-a-Tete Festival e Voce 4 em Laborintus II de Berio com a LSO St Luke’s.
Enquanto solista de Oratória destacam-se o Requiem de Mozart, Magnificat de Bach, Gloria de Vivaldi, Exsultate Jubilate e Vesperae Solennes de Mozart e uma transmissao para a rádio britânica BBC 4.
Nutre também um especial interesse pelo recital o que a levou a apresentar-se, entre outros, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Música de Aveiro – Olhares de Outono (ocasião que foi transmitida em directo pela Antena 2), Festival de Música de Coimbra, Grande Sala do CNM de Bruxelas, St Martins-in-the-Fields, para a Windsor Society, tendo colaborado com o octeto de violoncelos Cellophony.
www.catarinasereno.com 

Leonel Pinheiro (Tenor)

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. É licenciado em ensino vocacional da Música pela Universidade de Aveiro, pós-graduado pela Royal Scottish Academy of Music & Drama, mestrado em ópera pela Guildhall School of Music & Drama onde obteve a classificação maxima.
Foi-lhe galardoado o Guildhall Artist Fellow, onde teve a oportunidade de leccionar canto na City University of London e trabalhar como Coach de Aprendizagem de Repertório na Guildhall School of Music & Drama.
Compromissos em ópera incluem, entre outros: Alfredo La Traviata (Bermuda Festival, European Chamber Opera) com récitas na Tailândia, Índia, Paquistão, Coreia do Sul e Bahrain. Estreia no Royal Albert Hall como Il Messaggero na ópera Aida na aclamada produção Raymond Gubbay. Don Jose Carmen numa produção Mid Wales Opera encenada pelo lendário Sir Jonathan Miller. Luigi Il Tabarro para a Grimeborn Opera Festival. Macduff em Macbeth para a Scottish Opera. Gherardo em Gianni Schicchi para a Opera Holland Park. 
Planos recentes/futuros incluem a sua estreia no Royal Festival Hall em Londres como solista no Requiem de Mozart juntamente com a English Chamber Orchestra e o Philharmonia Chorus, o papel de Cavaradossi em Tosca para a Charles Court Opera em digressão pelo sul de França e Reino Unido, Cantor em Maria de Buenos Aires no Festival Bartok Plusz Operafesztival na Hungria e Samson em Samson et Dalilah no Grimeborn Festival em Londres. 
Durante os seus estudos em Londres, Leonel foi galardoado com o Patrick Libby Prize for Acting.
Mais informação em www.leonelpinheiro.com 

                                                    

La Ideal (Orquestra Típica de Tango Argentino)
Alejandro Szabo - Bandeneon
Jorge Salgado Correia - Flauta
David Win Lloyd - Violino
Francisco Monteiro - Piano
Daniel Aires - Contrabaixo

É uma orquestra formada em setembro de 2013 na cidade do Porto com o duplo propósito de recriar a música de dança das milongas tradicionais e apresentar em concerto música de compositores como Piazzolla e Rovira. Com uma formação simultaneamente típica e original - flauta, violino, contrabaixo, bandoneon e piano “LA IDEAL” tem um som e uma paleta tímbrica únicos. É composta por músicos de excelente qualidade, alguns também dançarinos de tango. Em seus shows recria a intimidade e expressividade típicas da atmosfera dos salões de tango de Buenos Aires. “LA IDEAL” tem realizado múltiplas apresentações em Portugal (Porto, Lisboa, Aveiro, Caminha, Ponte de Lima, etc.), em Espanha (Santiago de Compostela, Salamanca, Vigo, Lugo, La Coruña, Mallorca, Gijon, etc.) e em Itália (Milão, Verona, Bresanonne). Para mais informações consultar www.laideal.tk ou a nossa página do Facebook.


Consulte a programação completa do ciclo "Cultura Viva" aqui


voltar